O QUE PROCURA?

O QUE PROCURA?

Serviços Clínicos> Especialidades

  • Análises Clínicas
  • Anestesiologia
  • Cardiologia
  • Cirurgia Geral
  • Cirurgia Maxilo-Facial
  • Cirurgia Pediátrica
  • Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
  • Cirurgia Vascular
  • Dermatologia
  • Endocrinologia
  • Fisiatria
  • Gastrenterologia
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Imagiologia
  • Imunoalerologia
  • Medicina Dentária
  • Medicina Física e de Reabilitação
  • Medicina Geral e Familiar
  • Medicina Interna
  • Neurocirurgia
  • Neurologia
  • Neurodesenvolvimento Pediátrico
  • Nutrição Clínica
  • Oftalmologia
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Otorrinolaringologia
  • Pediatria
  • Pneumologia
  • Psicologia
  • Psiquiatria
  • Reumatologia
  • Urologia
Especialidades

O nosso corpo clínico reúne profissionais de elevado nível técnico, ético e humano.

É esta equipa de médicos que apoiada pela mais avançada tecnologia e na humanização dos cuidados prestados nos permite oferecer serviços de elevada qualidade e rigor e merecer a confiança de quem nos procura.

No Hospital S. Gonçalo de Lagos encontra um leque alargado de especialidades.

 

Saiba mais sobre cada uma das especialidades disponíveis e marque a sua consulta aqui.

 

 

Descrição
Área de Intervenção
Médicos

O Hospital de S. Gonçalo disponibiliza nas suas instalações um serviço de análises clinicas,

Funciona com as mais diversas valências como a Hematologia e Hematopatologia, Hemostase, Endocrinologia, Patologia Química,  Estudo dos Metabolismos, Monitorização de Fármacos, Microbiologia Clínica, Imunologia , Imunoalergologia, Imunopatologia, Biologia e Patologia Moleculares. 

Cada vez mais é fundamental a contribuição do Laboratório Médico para um rápido diagnóstico, uma eficaz monitorização e um correto prognóstico da doença.

A Medicina Laboratorial ou Patologia Clínica é uma especialidade médica que pelas disciplinas próprias, é hoje uma especialidade fulcral, que contribui constantemente para o despiste, diagnóstico, prognóstico ou monitorização da terapêutica em todas as doenças. Os exames laboratoriais alavancam 70 % das decisões clínicas e são cada vez mais fundamentais nos novos caminhos que a ciência abriu à medicina.

Horário das colheitas: Dias úteis: 08h00/22h00 | Sábados: 08h00/18h00

Levantamento de resultados: Dias úteis: 08h00 às 22h00 (preferencialmente a partir das 13h00) Sábados: 08h00 às 18h00.

Dr. Germano de Sousa - Direção Técnica do Laboratório de Patologia Clínica.

No serviço de análises clínicas, dispomos de acordo com o Sistema Nacional de Saúde.

 

 

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

Laboratório de Imunopatologia e Autoimunidade

O Laboratório de Imunopatologia e Autoimunidade tem como âmbito o estudo e pesquisa dos autoanticorpos marcadores de doenças autoimunes sistémicas e específicas de órgão, com o objetivo de suportar o diagnóstico clínico assim como ajudar o prognóstico e monitorização terapêutica das mesmas patologias.

É um laboratório especializado em técnicas "gold standard", cumprindo recomendações, algoritmos e guidelines atualizados e que faculta aos colegas resultados com elevado valor preditivo positivo. Posicionamo-nos como consultores de medicina laboratorial, dos colegas clínicos, disponibilizando o nosso saber nesta área para podermos antecipar a identificação de patologias autoimunes.

 

Laboratório de Biologia e Patologia Moleculares

A Medicina de Excelência e Personalizada, obriga a tecnologia laboratorial de 1ª linha que responda em tempo útil e com alta especificidade às necessidades do doente. Neste núcleo laboratorial são utilizadas as mais recentes tecnologias ligadas com a genómica e a farmacogenómica que permitem a deteção, quantificação e genotipagem do DNA de vírus vários. São efectuadas pesquisas de alterações do DNA que determinam a expressão genética de alguns tumores, bem como de outras que determinam decisões terapêuticas individualizadas na senda da Medicina Personalizada que é a medicina do futuro que ora começa.

 

Laboratório Patologia Química

O Laboratório de Patologia Química é responsável pela vasta maioria dos parâmetros laboratoriais que permitem o diagnóstico ou monitorização de numerosas patologias.

Abrangendo áreas funcionais como: Bioquímica, Imunoserologia, Alergologia, Endocrinologia e estudo de biomarcadores tumorais, os doseamentos feitos no Laboratório de patologia química permitem identificar condições como por exemplo diabetes mellitus, fatores de risco para doenças coronárias, patologia hepática, doenças renais, alergia entre muitas outras.

Utilizando a tecnologia mais avançada e metodologias executadas segundo os padrões da mais elevada qualidade garantimos a fiabilidade dos nossos resultados.

O Laboratório de Patologia Química surge como unidade diferenciadora em áreas como: Estudo do perfil lipídico e Dislipidémias, Estudo dos fatores de risco para doença coronária, Estudo alergológico e mais recentemente, no estudo do perfil anti-aging.

 

Laboratório de Hematologia e Hemostase

Vocacionado para o rastreio e diagnóstico das doenças hematológicas relacionadas com o eritrócito (nomeadamente, anemias carenciais, hemolíticas e hemoglobinopatias), leucócitos e hemostase (nomeadamente, alterações quantitativas e qualitativas das plaquetas, alterações congénitas e adquiridas da coagulação, doença tromboembólica e doença hemorrágica).

 

Laboratório de Microbiologia e Micobacteriologia e Parasitologia Clínicas

O papel fundamental do Laboratório de Microbiologia prende-se com o diagnóstico e respetivo tratamento da doença infecciosa.

Tendo em vista este objetivo, o Laboratório de Microbiologia intenta conjugar a necessidade de resposta rápida e assertiva com as rigorosas normas de orientação técnica utilizadas, desde a colheita das amostras até à identificação e estudo da resistência dos agentes infecciosos aos antibióticos.

Neste sentido, o Laboratório de Microbiologia desenvolve duas valências fundamentais que, acrescem à Bacteriologia Geral: a Micobacteriologia e a Parasitologia.

Na área de Micobacteriologia, o laboratório prima pela observação rigorosa das normas laboratoriais, no âmbito da: recuperação e identificação de micobactérias; assim como no uso de métodos rápidos para estabelecer o seu diagnóstico.


Na área da Parasitologia, o Laboratório de Microbiologia encontra-se vocacionado para a identificação e diferenciação de parasitas, quer em amostras intestinais, quer em amostras de origem extra intestinal, dos quais se destacam os protozoários intestinais, nematodos, cestodos, trematodos e parasitas do sangue.


No decurso da sua atividade, o Laboratório de Microbiologia dispõe de uma sólida equipa médica, experiente e altamente especializada, bem como, dos mais sofisticados meios tecnológicos do mercado.

 

Unidade Diagnóstico Pré Natal

É uma unidade certificada pela Fetal Medicine Foundation, responsável pela execução dos parâmetros bioquímicos, free beta HCG, PAPP-A, PlGF e AFP, executados segundo os mais elevados padrões de qualidade, garantindo desse modo a fiabilidade dos resultados bioquímicos e permitindo a elaboração de Rastreio Pré-Natal Combinado de 1º trimestre e de 2º Trimestre com elevadas taxas de deteção e baixo número de falsos positivos.

 O laboratório está vocacionado para responder aos médicos ecografistas certificados apenas com o envio de resultados bioquímicos, que lhes permitirão inserir em software certificado e facultar o risco à grávida no momento da ecografia, ou por outro lado, pode também ser o laboratório a executar os riscos combinados e facultá-los aos médicos Obstetras.

 

Unidade de Hemato-Oncologia laboratorial

Orientada para o diagnóstico integrado (morfologia do sangue periférico e da medula óssea, imunofenotipagem e genética) das neoplasias hematológicas (nomeadamente, neoplasias mieloproliferativas, síndromas mielodisplásicas, neoplasias mieloproliferativas / mielodisplásicas, neoplasias de células linfóides maduras e leucemias agudas).

 

Diagnóstico Pré Natal

Rastreio Pré-Natal – Rastreio Combinado do 1º Trimestre

O Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, está certificado pela Fetal Medicine Foundation (FMF) para o Diagnóstico Pré-Natal  e Rastreio Combinado do 1º trimestre, sendo desse modo Laboratório de Referência da FMF.

O Diagnóstico Pré Natal – Rastreio Combinado do 1º trimestre é um rastreio precoce, que tem por objectivo avaliar o grau de risco para a existência no feto da Trissomia 21 (Síndrome de Down), Trissomia 18 (Síndrome de Edwards) e Trissomia 13 (Síndrome de Patau). 

Permite uma deteção de 97% dos casos, para percentagens de falsos positivos de 3%, sendo um elemento da máxima importância a ter em conta pelo casal, na decisão de fazer, ou não, um exame invasivo.

Este rastreio combina a informação do exame ecográfico e o exame bioquímico.

O exame bioquímico permite o doseamento de duas substâncias presentes no sangue materno, a PAPP-A (Proteína Plasmática A Associada à Gravidez) e a ß-HCG livre (Subunidade b livre da Hormona Gonadotrófica Coriónica), ambas com grande sensibilidade e especificidade para o despiste das anomalias referidas.

O Exame ecográfico permite determinar com exatidão, a idade gestacional através do comprimento crânio-caudal (CCC) , permite medir com exatidão o espaço subcutâneo localizado sobre a nuca do feto (translucência da nuca -TN)  e avaliar a presença do Osso Nasal (ON).

O Rastreio Pré Natal-Rastreio Combinado do 1º trimestre deve ser efetuado entre a 11ª semana e a 13ª semana + 6 dias de gestação.

Segundo a Fetal Medicine Foundation (FMF), entidade que promove a investigação na área da medicina fetal, o rastreio combinado do 1º trimestre tem uma taxa de deteção de 97% (em conjunto com a ecografia), com 3% de falsos positivos.

Atualmente existe outro teste,  o Harmony™ Prenatal Test   que é o maior avanço na área dos testes de rastreio pré-natal não invasivo, para o despiste das três principais Trissomias (T21, 18, 13) e aneuploidias relacionadas com os cromossomas sexuais (X e Y). 
É efetuado de modo SIMPLES e SEGURO, numa amostra de sangue periférico materno, e permite obter resultados com elevado grau de EXATIDÃO.

Harmony™ Prenatal Test utiliza uma tecnologia (DANSR™) que analisa os fragmentos de DNA livre fetal (cell-free DNA) em circulação no sangue materno, sendo esta característica de análise direta, que confere ao teste a sua maior exatidão e fiabilidade como teste de rastreio.

O teste tem o apoio da Fetal Medicine Foundation (U.K.), que é a maior referência a nível mundial na área da medicina e da pesquisa materno fetal, dirigida e coordenada pelo Prof. K. Nicolaides.

Deste modo, o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa tem já disponível, para todas as grávidas a partir das 10 semanas de gravidez, o teste de rastreio pré-natal não invasivo, que apresenta as mais elevadas taxas de deteção (> 99%) para as principais Trissomias e uma taxa de falsos positivos inferior a 0,1% para as Trissomias 21, 18 e 13.

Harmony™ Prenatal Test com Análise dos cromossomas X e Y.

É com enorme entusiasmo que informamos que a análise do cromossoma X, bem como a análise do cromossoma Y, está disponível e pode ser oferecido para todas as gravidezes únicas obtidas naturalmente ou por FIV (incluindo doação de ovócitos próprios ou não próprios).

 

HARMONY™ PRENATAL TEST COM X, Y

  • O teste opcional será referido como "Harmony com X, Y " como uma opção ao exame pré-natal Harmony padrão.
  • Esta nova opção irá avaliar o número de cópias para ambos os cromossomas X e Y. Desta forma passa a ser possível obter informação sobre o sexo fetal, bem como avaliar o risco de aneuploidias relacionadas com os cromossomas sexuais (XO, XXY, XXX, XYY, XXYY)**.

** Esta informação não pode ser obtida no Harmony™ Prenatal Test com opção “Y”

O desempenho do teste é o seguinte:

  • A taxa de detecção do sexo fetal é > 99%.
  • A taxa de detecção para aneuploidias relacionadas com os cromossomas sexuais varia de acordo com a condição. 
    (Note-se que o desempenho não foi ainda avaliado em mosaicismo ou aneuploidias parciais e é esperado que seja menos robusto nestas situações.)

O teste “Harmony com X, Y” é opcional. Para que a análise dos cromossomas X e Y seja realizada, deverá ser assinalada na requisição.

Em menos de 0,5% dos casos não e possível obter um resultado para a análise dos cromossomas X e Y. Há muitas razões possíveis para isso. As razões técnicas incluem uma variação elevada nas contagens de sequenciação. As razões biológicas podem incluir mosaicismo (materno, fetal ou placentário), aborto de um dos gémeos, ou variante do número de cópias. No caso de uma causa biológica, tal como mosaicismo materno, não se espera obter um resultado apos análise de repetição.

Tal como acontece com o resto das condições incluídas no teste de Harmony, o teste do X,Y não é diagnóstico de aneuploidia. Todos os resultados que indicam um alto risco para aneuploidia do X,Y devem incluir uma recomendação para aconselhamento genético e testes invasivos adicionais (BVC/amniocentese).

GÉMEOS

Harmony™ Prenatal Test foi também validado para gestações gemelares.

Limitações do teste para gestações gemelares são:

  • O resultado para T21, T18 e T13 é um único resultado para ambos os fetos, ou seja, os resultados do teste seja de baixo risco ou de alto risco é para ambos os fetos.
  • Apenas o teste Harmony padrão pode ser requisitado (sem X, Y)
  • Não pode ser executado para gravidezes múltiplas com mais de 2 fetos.

 

  • Núcleos de excelência
  • Diagnóstico Pré-Natal- Rastreio combinado do 1º trimestre/
  • Non Invasive Prenatal Test (NIPT)
  • Oncologia (HPV/PCA3)
  • Estudos das Dislipidémias
  • Doenças Autoimunes
  • Imunoalergologia (RAST/ISAC)
  • Hemato-oncologia
  • Infertilidade
  • Trombopatias
  • Vírus respiratórios
  • Estudo laboratorial de doenças da próstata

 

Especialidade médica que tem por objetivo eliminar ou atenuar a dor através de procedimentos médicos que permitem assegurar as funções vitais durante períodos de intervenção cirúrgica, tratamentos, exames ou situações de dor aguda ou crónica.

Consultas:

  • Consulta de avaliação pré-operatórias
  • Consultas de dor crónica

Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o coração e todo os sistema cardiovascular.

  • Exames:
  • Check-up Cardiovascular
  • Eletrocardiograma
  • Prova de Esforço
  • Holter Eletrocardiografia de 24h,
  • MAPA – Medição Ambulatória da Pressão Arterial
  • Ecocardiograma com Doppler
  • Ecografia Transesofágica

A Cirurgia Geral é a especialidade base de toda a Cirurgia e de onde nasceram as diversas especialidades cirúrgicas. Com o evoluir do conhecimento e da técnica foram surgindo as diversas especialidades cirúrgicas.

A especialidade de Cirurgia Geral, apoiada por uma estrutura de excelência técnica, científica e humana, pretende ser uma referência na qualidade assistencial prestada aos doentes, que lhe são referenciados ou diretamente nos procuram.

O Serviço de Cirurgia Geral oferece uma prestação clínica de excelência nas suas diversas áreas de interesse, entre as quais se incluem as doenças do aparelho digestivo, a cirurgia da parede abdominal, a cirurgia de urgência e a pequena cirurgia num âmbito de internamento ou em regime de ambulatório.

A equipa cirúrgica do Serviço de Cirurgia Geral é constituída por cirurgiões possuindo uma larga experiência nas respetivas áreas de interesse, o que permite fornecer a cada doente uma orientação clínica de acordo com os mais elevados padrões de qualidade assistencial. Na cirurgia minimamente invasiva/ Cirurgia Laparoscópica, que abriu uma nova era e revolucionou o tratamento da maior parte das doenças cirúrgicas, com todas as vantagens que dela decorrem; menor dor, tempo de internamento, cicatrizes mínimas que se traduzem por um muito maior efeito estético e por outro lado minimizando a  ocorrência de hérnias  incisionais( relacionadas com a incisão da cirurgia aberta). Para o efeito conta com uma equipa de cirurgiões que irão dar ao doente uma prestação de topo.

A cirurgia minimamente invasiva/laparoscopia é, no Serviço de Cirurgia Geral, a via de abordagem por regra, na vesícula biliar com pedras, apendicite aguda, cólon, doença do refluxo gastro-esofágico, hérnia incisional ou inguinal. 

A especialidade de Serviço de Cirurgia Geral entende e é essa a sua prática uma articulação e integração multidisciplinar com diversas especialidades, como sejam, Medicina Interna, Gastroenterologia,  Ginecologia, Radiologia Diagnóstica e de Intervenção, Anestesiologia, Medicina Geral e Familiar além de quaisquer outras que sejam necessárias para uma boa avaliação e tratamento de cada doente. O Serviço de Cirurgia Geral realiza aproximadamente 3000 intervenções cirúrgicas por ano, quer em regime de internamento, quer no âmbito do programa de cirurgia do ambulatório, em que os doentes têm alta hospitalar no próprio dia da intervenção, sem prejuízo do seu conforto e segurança.

  • Consultas
  • Cirurgia

Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de malformações congénitas, malformações adquiridas, lesões traumáticas, patologias oncológicas cervicofaciais.

Dedica-se também ao diagnóstico da disfunção da articulação temporo-mandibular e das alterações estéticas e funcionais da face, bem como das doenças da cavidade oral.

 

  • Consultas
  • Cirurgia

Especialidade médica que se dedica ao tratamento cirúrgico de patologias ou lesões em crianças e adolescentes.

 

  • Consultas
  • Cirurgia

Especialidade vocacionada para o tratamento médico e cirúrgico de malformações congénitas, patologias traumáticas e pós-traumáticas, anomalias do desenvolvimento e reconstruções pós-tumorais

Engloba ainda a cirurgia estética que trata de correção de alterações morfológicas em todo o corpo e a cirurgia do envelhecimento.

  • Consultas
  • Cirurgia

Especialidade que se dedica ao tratamento médico e cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.

Exames: Ecodoppler, Escleroterapia de varizes e Laser de varizes

           

  • Consultas
  • Cirurgia

Especialidade médica vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças da pele, mucosas, cabelo e unhas.

 

A Unidade de Dermatologia do Hospital S. Gonçalo de Lagos tem como principal objetivo o diagnóstico e tratamento das lesões da pele, mucosas, cabelos e unhas.

 

Além da medicina curativa, a Unidade de Dermatologia também está focada na área da prevenção (rastreio de sinais e lesões cutâneas suspeitas).

  • Consultas
  • Cirurgia

 

Tratamentos:

  • Crioterapia
  • Curetagem de Verrugas e Condilomas
  • Dermabrasão Química parcial da face
  • Eletrocoagulação
  • Excisão de lesões
  • Laserterapia
  • Remodelação facial por inclusão de material biológico conservado, Tratamento das rugas faciais com toxina botulinica.

Especialidade médica que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento do funcionamento irregular das hormonas do corpo humano e de doenças das glândulas endócrinas

  • Consultas

Especialidade médica vocacionada para a recuperação de lesões dos músculos, nervos, articulações, tendões e ossos, minimizando o seu impacto na qualidade de vida.

 

O Hospital S. Gonçalo de Lagos tem uma Unidade equipada com meios físicos e terapêuticos dirigidos para a ação assistencial das variadas patologias e com áreas funcionais dirigidas para a reabilitação motora e funcional.

Os tratamentos são efetuados por Fisioterapeutas, sob coordenação de um Terapeuta Coordenador, com orientação e Responsabilidade Técnica e Clinica por um Médico Especialista em Fisiatria.

  • Consultas de Fisiatria

 

A Unidade de Fisioterapia deste Hospital é constituída por uma equipa de fisioterapeutas e terapeuta da fala,  e fisiatra.

Esta equipa desempenha as suas funções em regime de ambulatório e em regime de internamento.

 

Os fisioterapeutas destacam-se pela sua intervenção em doentes do foro ortopédico e traumatológico, reumatológico, neurológico, respiratório, cardio-vascular, pediátrico, e geriátrico. A Terapeuta da Fala destaca-se pela sua intervenção nas áreas de comunicação, linguagem, fala e deglutição em pacientes adultos com AVC, TCE, disfunções da voz (disfonias), laringectomias, e pacientes do foro pediátrico com perturbações articulatórias, atraso de desenvolvimento da linguagem, disfunções da voz, perturbações da leitura e da escrita. 

Especialidade médica vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo.

 

A Unidade de Gastrenterologia do Hospital S. Gonçalo de Lagos é composta por um conjunto de especialistas experientes que dispõem de tecnologia sofisticada que permite a resolução da maioria dos problemas da especialidade.

 

As consultas de gastrenterologia, hepatologia e proctologia permitem responder às necessidades da população que servimos. A diferenciação em algumas áreas como a colonoscopia diagnóstica e terapêutica contribuem para que sejamos uma referência no Algarve.

 

A prevenção das neoplasias digestivas, tendo em particular atenção a história pessoal e familiar no foro oncológico e a realização dos exames de rastreio mais adequados, constitui para nós um objetivo primordial.

 

  • Consultas
  • Exames:
    • Anuscopia
    • Colonoscopia Total
    • Colonoscopia Esquerda
    • Endoscopia Alta
    • Fibrosigmoidoscopia
    • Tratamento de Hemorróidas.

Especialidade médica que alia a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema reprodutor feminino e ao acompanhamento da gestação.

A Unidade de Ginecologia e Obstetrícia é constituída por uma equipa de reconhecida competência e proporciona cuidados diferenciados no acompanhamento da mulher, da grávida e do feto.

Exames:

  • Cardiotocografia (CTG)
  • Ecografia ginecológica
  • Ecografia obstétrica
  • Ecografia obstétrica 4D
  • Eletrocoagulação ou Criocoagulação

Consultas

Cirurgia

A Imagiologia Médica é a área da medicina que mais tem avançado nos últimos tempos.

Conceitos clássicos têm mudado ao longo destes anos, devido aos avanços imagiológicos.

Hoje em dia é impensável prescindir da visão médica, em qualquer metodologia, para facilitar o diagnóstico, o seguimento e a resposta terapêutica em cada vez mais condições de doença.

Cientes destes fatos, as empresas e serviços de saúde cada vez mais investem na área diagnóstica e exigem avaliações, quer periódicas-preventivas quer pontuais frente a doenças ou acidentes.

A Unidade de Diagnóstico Imagiológico do Hospital São Gonçalo, em Lagos, foi criada e dotada com avançados recursos diagnósticos para conseguir responder as solicitações das especialidades médicas e necessidades da comunidade servida. Constitui desde sempre uma preocupação da Direção, em contar equipamentos e recursos de vanguarda conforme as orientações científicas nacionais e internacionais.

Fazemos uma grande aposta na área de prevenção e de diagnóstico precoce com especial atenção das doenças cardiovasculares e do foro oncológico.

Contamos com capacidade de realizar estudos cardiovasculares minimamente invasivos com elevada qualidade (angio-Tc cardíaco e vascular periférico) a traves do nosso equipamento de tomografia computorizada Dual Source, de 128 cortes/segundo, Siemens.

O Serviço de Imagiologia Médica  segue os rigorosos protocolos das boas práticas em radiologia e das várias acreditações que nos respaldam.

Sejam estudos imagiológicos de menor o maior complexidade, pode contar com a melhor atenção e respetiva orientação para o diagnóstico e resolução do seu problema, com os nossos profissionais altamente capacitados e motivados para o ajudar.

Exames:

  • Radiologia Convencional
  • Ortopantomografia
  • Tomografia Computorizada (TAC)
  • Digitalização Dental
  • Colonoscopia Virtual
  • Ecocardiograma Doppler colorido
  • Ecodoppler
  • Mamografia com unidade de estereotaxia
  • Mesa multifuncional de radiologia digitalm que permite testes de radiologia de intervenção, laser de gravação.

A Imunolergologia é a especialidade que se ocupa do estudo e do tratamento de problemas relacionados com alergias e com o sistema respiratório

  • Consultas

Especialidade médica vocacionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da boca.

 A Unidade de  Medicina Dentária coloca ao dispor dos seus clientes os mais elevados padrões de qualidade. A experiência da sua equipa médica e elevada formação, aliadas à tecnologia de ponta e modernas instalações, permitem a disponibilização de tratamentos que envolvem as diversas áreas da medicina dentária.

 Na área de  roncopatia e apneia do sono a unidade de dentária estabeleceu um protocolo multidisciplinar em colaboração com as especialidades de pneumologia e  ORL para fornecer todos os tratamentos acreditados, incluindo o Dispositivo de Avanço Mandibular e o CPAP.

  • Consulta de Medicina Dentária
  • Medicina Oral Estética e Reconstrutiva
  • Medicina Oral Preventiva
  • Cirurgia Oral
  • Implantologia
  • Endodontia
  • Periodontologia
  • Oclusão e disfunção temporo-mandibular
  • Ortodontia
  • Apneia do Sono e Roncopatia
  • Branqueamento a laser

Serviço vocacionado para a recuperação de lesões musculares, nervos, articulações, tendões e ossos, minimizando o seu impacto na qualidade de vida.

O Hospital S. Gonçalo de Lagos tem uma Unidade de Fisioterapia dotada de equipamentos e meios físicos e terapêuticos dirigidos para a ação assistencial das variadas patologias em áreas funcionais dirigidas para a reabilitação motora e funcional.

Os tratamentos são efetuados por uma equipa de Fisioterapeutas sob orientação, coordenação e responsabilidade técnica do Fisioterapeuta Celso Silva – Archeopraxis.

  • Consultas de Fisiatria
  • Fisioterapia

 

A Unidade de Fisioterapia deste Hospital é constituída por uma equipa de fisioterapeutas e terapeuta da fala,  e fisiatra.

Esta equipa desempenha as suas funções em regime de ambulatório e em regime de internamento.

 

Os fisioterapeutas destacam-se pela sua intervenção em doentes do foro ortopédico e traumatológico, reumatológico, neurológico, respiratório, cardio-vascular, pediátrico, e geriátrico. A Terapeuta da Fala destaca-se pela sua intervenção nas áreas de comunicação, linguagem, fala e deglutição em pacientes adultos com AVC, TCE, disfunções da voz (disfonias), laringectomias, e pacientes do foro pediátrico com perturbações articulatórias, atraso de desenvolvimento da linguagem, disfunções da voz, perturbações da leitura e da escrita. 

Especialidade médica vocacionada para a abordagem do indivíduo como um todo, com especial enfoque em situações de difícil diagnóstico, transversal a todas as faixas etárias, e propondo abordagens específicas a cada situação detetada.

 

O médico de Medicina Interna é o paradigma do médico assistente, conhecedor de todo o seu historial clínico e, por isso, o mais habilitado na sua orientação diagnóstica, tratamento e, se for disso caso, na sua referenciação.

 

A equipa de Medicina Interna dedica-se à consulta externa, internamento e integra a equipa da Unidade de Atendimento Permanente de adultos.

Consultas

Especialidade cirúrgica vocacionada para o tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, abrangendo o cérebro, músculos e nervos, bem como medula e coluna raquidiana.

  • Consultas
  • Cirurgia

 

Especialidade médica vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso - central, periférico e autonómico.

Consulta

  • Cefaleias
  • Doença cerebrovascular
  • Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Doenças de memória
  • Demências, Alzheimer
  • Tremor
  • Doença de Parkinson
  • Perdas de consciência
  • Epilepsía
  • Vertigem, tonturas, alterações do equilíbrio e marcha
  • Doenças da medula espinhal, raízes nervosas e dos nervos periféricos

O neurodesenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspetiva dinâmica, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os seus fatores biológicos intrínsecos e os estímulos provenientes do ambiente. 

 

  • As perturbações comportamentais, como a perturbação de hiperactividade com défice de atenção;
  • As perturbações do espectro do autismo;
  • As perturbações da aprendizagem escolar, como a dislexia.
  • As deficiências motoras, como a paralisia cerebral;
  • Os défices cognitivos;
  • As perturbações sensoriais, como a surdez ou a cegueira;
  • As perturbações da comunicação, como a perturbação específica da linguagem

Área vocacionada para a correção e educação alimentar, focada igualmente no acompanhamento e tratamento de patologias ou condições específicas.

A consulta de Dietética e Nutrição tem como principal objectivo o tratamento de doenças do foro nutricional (obesidade infantil e adulta, diabetes, dislipidemias, doenças gastrointestinais, alergias/intolerâncias alimentares, perturbações do comportamento alimentar). Nesta consulta, pretende-se de uma forma personalizada, desenvolver estratégias, que irão facilitar a alteração dos hábitos alimentares, na perspectiva de prevenção ou tratamento.

Consultas

Especialidade médica e cirúrgica vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças dos olhos e da visão.

 

A Unidade de Oftalmologia tem como missão prestar cuidados de saúde da visão de elevada qualidade.

 

Estamos preparados para efetuar rastreio de diagnóstico e tratamento em oftalmologia de uma forma humanizada e oferecendo a cada pessoa a resposta mais eficaz e o cuidado mais adequado às suas necessidades.

 

  • Consultas
  • Cirurgia
  • Exames:
    • Retinografia
    • Biometria
    • Perimetria Computorizada
    • Paquimetria
    • Rastreio do diabetes ocular (retinopatia diabética)
    • Angiografia Fluoresceínica

Especialidade médica vocacionada para o diagnóstico e tratamento de problemas do aparelho locomotor e traumas do aparelho músculo-esquelético.

 A Unidade de Ortopedia e Traumatologia é uma unidade de referência na região, graças a um reconhecido corpo clínico constituído por especialistas experientes.

Áreas como a substituição articular, artroscopia, cirurgia da coluna abrangendo técnicas mini-invasivas e traumatologia em geral, são práticas diárias desenvolvidas com recurso a equipamentos e técnicas atuais.

 Graças à colaboração com um grupo especializado de ortopedistas do Porto, esta unidade abrange as áreas de Ortopedia e Traumatologia, com a introdução de protocolos internacionais em diagnóstico e tratamento.

  • Consultas
  • Cirurgia
  • Exames

Especialidade médica e cirúrgica vocacionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do ouvido, nariz, garganta, pescoço e face. A sua atuação estende-se às patologias da cabeça e do pescoço, roncopatia, vertigem.

 

O seu objetivo é a abordagem interdisciplinar e integrada do cliente, praticando uma medicina moderna, com elevados padrões de qualidade e segurança, utilizando as tecnologias mais avançadas e estabelecimento de protocolos internacionais de diagnóstico e tratamento em colaboração com médicos do Hospital Universitário Sahlgrenska na Suécia.

 

Em colaboração com os serviços Medicina Interna, Neurologia, Cardiologia e Medicina Física e Reabilitação, o serviço ORL presta as suas melhores competências para diagnóstico e tratamento de vertigem.

  • Consultas:
    • Voz, Surdez
    • Zumbidos/Acufenos/Tinitus
    • Vertigem
    • ORL Pediátrica
    • Roncopatia
    • Apneia do sono
    • Neoplasia
    • Traumatismo
    • Ressonar noturno
    • Paragens ou pausas respiratórias (Apneia)
    • Sensação de sufoco com despertar
    • Alteração do padrão de Sono
    • Consulta de APNEIA DO SONO – Realização do Estudo Poligráfico do Sono

 

  • Cirurgia
  • Exames:
    • Audiometria vocal e tonal
    • Audiometria Pediátrica
    • Impedanciometria a incluir Timpanometria e pesquisa do Reflexos Estapédicos
    • Exames de vertigem a incluir Vestibulonistagmografia (VNG)
    • Teste calórico
    • Teste de impulso vestibular
    • Teste de dix-Hall Pike. Potenciais evocados do tronco cerebral, Otoemissões acústicas (rastreio auditivo neonatal).

           

  • Reabilitação de vetigem:
    • Aplicação de manobras específicas de tratamento e programa de reabilitação em colaboração com Medicina Física e Reabilitação.
  • Reabilitação auditiva para fornecer as próteses auditivas com seguimento e ajuste das mesmas e tratamento com o Moniri Otovent®.

 

 

Especialidade médica vocacionada para o acompanhamento da saúde e evolução da criança, do nascimento à adolescência.

A Unidade de Pediatria proporciona a assistência e seguimento integral da criança desde o nascimento até aos 16 anos de idade, tendo como pressuposto a prestação de cuidados eficientes, seguros e apropriados à criança, ao adolescente e à família.

Pediatria do Desenvolvimento

A Pediatria do Desenvolvimento é um ramo da pediatria que se ocupa do desenvolvimento da criança e do jovem, pressupondo não só a vigilância do desenvolvimento, como também o diagnóstico das suas perturbações e respetiva intervenção.

O neurodesenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspetiva dinâmica, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os seus fatores biológicos intrínsecos e os estímulos provenientes do ambiente. 

Fazem parte dessas competências a motricidade global, a manipulação, as competências sensoriais, como a visão e a audição, a comunicação e a linguagem, os comportamentos, as competências cognitivas não verbais e verbais, os afectos e as emoções. As perturbações do desenvolvimento incluem, entre outras:

  • As perturbações comportamentais, como a perturbação de hiperactividade com défice de atenção;
  • As perturbações do espectro do autismo;
  • As perturbações da aprendizagem escolar, como a dislexia.
  • As deficiências motoras, como a paralisia cerebral;
  • Os défices cognitivos;
  • As perturbações sensoriais, como a surdez ou a cegueira;
  • As perturbações da comunicação, como a perturbação específica da linguagem

 

 

Consultas:

  • Consulta de Pediatria
  • Consulta de Pediatria do Desenvolvimento

Especialidade médica vocacionada para a prevenção, diagnóstico, tratamento e vigilância da globalidade das patologias  do aparelho respiratório (vias aéreas, pulmões e pleura).

 

A unidade de Pneumologia do HSGL possui uma vasta experiência na prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as doenças respiratórias.

 

O seu objetivo é a abordagem interdisciplinar e integrada do cliente, praticando uma medicina moderna, com elevados padrões de qualidade e segurança, para doentes com Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (bronquite /enfisema), Síndrome da Apneia do Sono e roncopatia.

 

Na área de  roncopatia e apneia do sono o serviço  de pneumologia estabeleceu um protocolo multidisciplinar em colaboração com as especialidades de ORL e medicina dentária para fornecer todos os tratamentos acreditados.

  • Consultas
  • Exames:
    • Espirometria básica
    • Espirometria com broncodilatação
    • estudo poligráfico do sono..

Área dedicada ao apoio individual, acompanhamento ou otimização de competências mentais ou comportamentais.

A Psicologia é a especialidade clínica que se dedica à avaliação, diagnostico e intervenção nas alterações comportamentais, cognitivas e emocionais e doenças mentais.

Acompanha situações clínicas de disfunção psíquica, emocional ou cognitiva como por exemplo a depressão, ansiedade, stress pós-traumático, pânico, luto.

Consultas

Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios emocionais, comportamentais, orgânicos ou funcionais.

A Psiquiatria é uma das especialidades médicas com maior desenvolvimento recente técnico-científico.

Consultas:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Psicoses
  • Perturbação obsessivo-compulsiva

Especialidade médica dirigida ao diagnóstico e tratamento (não cirúrgicos) de doenças clínicas do aparelho locomotor (ossos, articulações, músculos e tendões), - doenças inflamatórias, infecciosas, degenerativas, metabólicas.

  • Consultas

Especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças médicas e cirúrgicas do trato urinário de homens e mulheres, bem como de doenças do aparelho genital masculino.

No Hospital de S. Gonçalo de Lagos encontrará técnicas inovadoras e procedimentos cirúrgicos diferenciados e minimamente invasivos com elevadas taxas de cura.

Dispomos de Laser cirúrgico de última geração bem como dos instrumentos cirúrgicos mais recentes para tratamento de cálculos/pedras localizadas no rim, no ureter ou bexiga, assim como de tumores urológicos. 

A pedra no rim, também conhecida como cálculo renal, é uma doença muito comum em Portugal, causada pela cristalização de sais mineiras presentes na urina. A chamada cólica renal é um dos eventos mais dolorosos que um paciente pode experienciar durante a vida. Nós podemos ajudar!

 

  • Consultas de Urologia Geral
  • Consulta de Urologia especializada em cálculos do aparelho urinário (rim, ureter ou bexiga)
  • Cirurgias com LASER minimamente invasivas, endoscópicas e convencionais
  • Exames: 
    • Cistoscopia flexível
    • biópsias da próstata
    • peniscopia
    • urofluxometria
    • cistografia
  • Ureterorrenoscopia - tratamento a Laser do Cálculo Renal (Pedra nos Rins)

 

Home> Pesquisa
Resultados > Resultados
MARCAR A SUA CONSULTA OU EXAME É AINDA MAIS FÁCIL ESCOLHA O MÉDICO OU ESPECIALIDADE E MARQUE AGORA